Top 10 dicas de viagem para iniciantes


Foto aérea de uma mochila, óculos, fone de ouvido, camera, documentos e filme sob uma mesa. Photo via Visual hunt

Quem viaja muito pode passar batido por essas dicas de viagem, pensa que já conhece tudo. Mas sempre é bom dar uma lida e esse post traz alguns links interessantes para páginas do governo brasileiro.

Dicas de viagem para iniciantes

  1. Verifique as últimas dicas sobre o destino para onde você irá. O site da RBBV é um ótimo agregador de posts atualizados, são mais de 4.000 links. Cada blogueiro é responsável por adicionar os posts, então pode encontrar quem já foi e conhecer melhor sobre o destino.
    Pode também assinar nossa newsletter. Vamos atualizá-lo sobre novos destinos que lançaremos no site.

    Mantenha-se Atualizado

  2. Faça um seguro de viagem que cubra tratamento hospitalar, evacuação médica e principalmente atividades que venha fazer como esportes de aventura. Um dos seguros mais conceituados para quem realiza trilhas e outros esportes de aventura é a World Nomads.
  3. Caso qualquer coisa aconteça, saiba onde encontrar o consulado brasileiro mais próximo de você. Além disso, o Ministério das Relações Exteriores mantém no Portal Consular links sobre emergências no exterior. Há também organizações e serviços de assistência de diversos tipos (sem fins lucrativos, religiosas ou filantrópicas) que prestam serviços de orientação jurídica, integração do imigrante, proteção a mulheres e crianças, assistência psicológica e auxílio a presos, entre outros.
  4. Obedeça a lei local, mesmo que não concorde, que conflite com leis no Brasil ou pareça injusto para os padrões brasileiros.
  5. Tenha certeza que tem os vistos corretos para os países por onde viajará, mesmo que apenas em trânsito. Lembre-se que vistos não garantem entrada em um país e que essas condições mudam bastante.
  6. Faça cópias, digitais e físicas, do passaporte, seguro de viagem, visto e cartão de crédito. Mantenha uma cópia contigo – vale lembrar: em local diferente do original – e alguém em casa que saiba onde encontrar seus documentos caso precise. Uma boa opção é utilizar programas como o Google Drive ou Dropbox.
  7. Consulte um médico sobre as vacinas recomendadas e necessárias para o destino que visitará, além das precauções que deve tomar antes e durante a viagem.
  8. Tenha certeza que seu passaporte ainda possui, pelo menos, 6 meses de validade. Há países em que tal validade é obrigatório. Carregue fotos extras caso perca (ou seja roubado) e possa refazer seu passaporte de forma rápida.
    1. Caso perca seu passaporte ou seja roubado, não esqueça de avisar – o quanto antes – o consulado do Brasil no país para que consiga um novo passaporte. Na maioria dos países é o único documento válido.
  9. Mantenha contato com seus amigos e familiares. Deixe-os cientes de seu trajeto e sua localização sempre que possível. Há inúmeros dispositivos que permitem automatizar avisos como esses, um deles é o Spot, voltado principalmente ao público que vá realizar aventuras.
  10. Caso você tenha dupla nacionalidade, verifique as implicações que isso possa ter como, por exemplo, a obrigação do serviço militar.

Espero que tenha gostado das nossas dicas, e se tiver alguma observação, não hesite, deixe seus comentários.

o Farol

O dono da área, ilumina o caminho das viagens e reflete nossos princípios: Viajar, Ver e Viver.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com