Pratos típicos do Peru


Assim como visitar museus, parques e lugares histórico a gastronomia também faz parte do “estar viajando”.  Conhecer um novo país e sua cultura através de uma explosão de sabores, assim é viajar pela gastronomia do Peru.

Rica em temperos, às vezes um pouco forte para paladares mais sensíveis, mas sempre saborosa, inesquecível e única. Aqui é possível notar uma grande mistura de temperos, com influência espanhola, chinesa, japonesa, italiana e africana.

Abaixo alguns dos pratos e bebidas típicas do Peru. E, claro, em sua viagem a este país não deixe de provar alguns destes – ou todos.

Ceviche Peruano
Peixe cru marinado no limão, temperado com cebola roxa, sal , coentro e pimenta. Considerado por alguns como um prato afrodisíaco. Quase sempre acompanhando com milho cru e tostado e alguns legumes para decorar. Há várias possibilidades e combinações em um ceviche, pode-se fazer um ceviche misto, com outros animais marinhos como, lula, camarão, polvo, lagosta e peixes (de carne branca).

Ceviche Peruano

Foto: Peru Travel

Cuy
Uma das comidas mais interessantes e diferentes para os brasileiros, comer um porquinho da índia pode parecer um pouco indigesto, mas aqui ele é uma ótima pedida em um restaurante. Típico da região dos Andes, existe algumas formas de preparo, mas certamente o sabor será único. Rico em proteína, Omega 3 e pouquíssima gordura.

Cuy Peruano

Foto: Arquivo Vivevi

Lomo Saltado
Um clássico peruano, quase comparado com o nosso arroz com feijão. Pedaços de carne cozida, cebola roxa, tomate e batata frita, tudo junto e misturado na mesma panela (utilizam o wok – uma panela de influência chinesa) e acompanhado com arroz branco. Um pedido que não te fará pensar nem se arrepender do que esta comendo.

Lomo Saltado

Foto: Photo credit: BrownGuacamole via Visualhunt.com / CC BY-ND

Aji de Gallina
Fácil de reproduzir em casa e com sabor picante, por conta da pimenta (ali). Frango desfiado em um caldo que tem como base a pimenta, pão e leite (batido no liquidificador), e acompanha arroz branco, ovo cozido e azeitonas.

Aji de Gallina

Foto: Peru Travel

Papa a la Huacaína
Prato que se originou na cidade de Huancayo, na verdade é considerado uma entrada, algo leve para se comer antes do prato principal. As batatas cozidas são acompanhadas de ovo cozinho, azeitonas pretas e um molho amarelo (queijo, leite fresco, pimenta amarela, biscoito salgado ou pão – tudo batido no liquidificador).

Papa a la Huancaina

Foto: Peru Travel

Pollo a la brasa
Muito comum nas chamadas Pollerias, restaurantes especializados em pollos (frango). Está entre os pratos mais pedidos nas mesas do Peru. Para os brasileiros, é algo bem parecido com o nosso Frango Assado, aqueles que ficam rodando nas máquinas dos açougues. O que muda é o sabor, bem temperado e acompanhado com arroz e batata.

Chaufa
Com influência chinesa o Arroz Chaufa é um arroz frito (já cozido) com carne e ervas, muito bem temperado. Apresentado de uma forma que pode parecer grosseira (um monte único de arroz com pedaços de carne e ovo), mas o sabor vai ter fazer esquecer qualquer apresentação. Há uma versão mais econômica, onde no lugar da carne há pedaços de omelete e salsicha.

Arroz Chaufa

Foto: Arquivo Vivevi

Tacu tacu
Quem disse que não tem feijão no Peru? Pois é, esse prato é basicamente arroz com feijão. Mas aqui se faz uma pasta com parte do feijão, aí mistura tudo e coloca na frigideira. Fica parecendo um omelete, mas é arroz com feijão. Para acompanhar, geralmente, é servido com o Lomo Saltado ou alguma carne (vermelha ou branca). Também é possível usar no lugar de feijão a lentilha.

Tacu Tacu

Foto: Peru Travel

Tamal criollo – Falando um português simples, é bem parecido com a nossa Pamonha Salgada, mas bem temperada e com pedaços de frango. No Peru não é considerada uma refeição, mas pode fazer parte do seu almoço/jantar, lanche da tarde e até mesmo do café da manhã.

Tamal Criollo

Foto: Peru Travel

E para acompanhar uma deliciosa refeição, além das bebidas que você já esta acostumado não deixe de provar o Pisco Sour (bebida alcoólica a base de Pisco, limão e ovo) e a Chicha Morada (refresco a base de milho roxo).

Pisco Sour

Pisco Sour (Foto: Arquivo Vivevi)

Créditos capa: Foto via Visualhunt

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com