Viagem pelo Peru, nossos gastos

Mochilão no Peru

Esse ano, eu e o Marcos fizemos uma viagem pelo Peru, foram 40 dias incríveis por lá. E aqui vou contar um pouco dos nossos gastos. Nas planilhas abaixo, os valores considerados são sempre para duas pessoas e em Soles (moeda Peruana), e quando não for para dois ou em Soles, avisaremos. 🙂

Fomos de avião para o Peru, nosso primeiro destino na América do Sul, e compramos as passagens com milhas. Nosso voo partiu de São Paulo direto para Lima, foram 5h de viagem. De Lima pegamos um ônibus direto para Cusco, foram 26h de percurso, onde já tínhamos algumas coisas planejadas para fazer, depois retornamos para Lima.

Dias no país: 42
Média de gasto: US$ 116,00, o casal, por dia.
Câmbio aproximado: US$1,00 = $3.24 Soles

As nossas planilhas abaixo apresentam os principais custos que tivemos, viajamos entre Agosto, Setembro e Outubro de 2016.

Os valores considerados são sempre para duas pessoas e na moeda local – pesos colombianos; e quando não for para dois, avisaremos 🙂.

Custos em Cusco

Entre idas e vindas ficamos 7 dias na cidade Inca mais famosa do mundo, fizemos alguns passeios, mas não tudo que queríamos fazer, parece muito 7 dias, mas há muito o que fazer por lá. A cidade também nos serviu de base para outros destinos.

Hostel BackPackers Felix – 1 noite

Trem PeruRail Ollantaytambo – Machu Picchu – Cusco

US$292*

*Custo em dólar

Ah, aqui tem um vídeo nosso com mais dicas sobre Cusco, só clicar e assistir.

Entenda o Boleto Turístico de Cusco

Plaza de Armas - Cusco

Plaza de Armas – Cusco

Custos em Ollantaytambo

Não foi nossa primeira vez no Peru, e como já havíamos feito a trilha para Machu Picchu, dessa vez resolvemos ir de trem. Aliás, nos organizamos para isso, pois realmente não é barato. Saímos desde a estação da cidade de Ollantaytambo, onde ficamos hospedados antes de partir (mas compramos as passagens em Cusco).

Almoço no Kaypacha (praça principal)

$34,00

Jantar no Orishas

$45,50

Hospedagem El Bosque Backpackers   1 noite

$83,00

Aí você deve se perguntar, por que se deslocar até Ollantaytambo quando se pode sair de Poroy? Bom, antes de Machu Picchu nós ficamos hospedados em um lugar sensacional e fica no meio do caminho, isso já era uma boa justificativa para nós.

Leia sobre a nossa hospedagem sensacional no Skylodge Adventure Suites \o/ ou assista nosso vídeo por aqui.

Ruínas de Ollantaytambo

Custos em Machu Picchu

Chegamos em Aguas Calientes de trem e já fomos comprar o bilhete de entrada para a Cidade Machu Picchu. Queríamos subir a montanha Huayna Picchu, mas não havia mais entrada disponível. 🙁 Se você gosta de se planejar, pode realizar a compra via internet e com antecedência. Bom, conseguimos comprar a Cidade Machu Picchu + Montanha Machu Picchu, e depois compramos apenas subida com o ônibus, preferimos descer pé.

Jantar Full House

$81,50

Hospedagem Hostel Casa Machu Picchu – 1 noite

$77,00

Caso prefira realizar a compra de Machu Picchu pela internet, acesse o site oficial e realize sua compra.

Cidade Machu Picchu

Já conhece nossos mini guias? Clique aqui e veja mais

Custos em Choquequirao

As ruínas de Choquequirao, considerada irmã de Machu Picchu, encontrada 2 anos antes, mas não ficou tão famosa AINDA. Aos poucos está sendo descoberta pelos turistas, e há poucos brasileiros que se aventura por lá.

O acesso é bem puxado, uma trilha que pode ser feita em 3 ou 4 dias. Desde Cusco saem tours para lá, são caros, por isso nós resolvemos fazer por conta própria.

Ida de Cusco até Cachora

$5,00

Hospedagem Hostel CasaNostra – 1 noite

$80,00

Aproveite para conhecer alguns pratos típicos do Peru. Uma culinária inesquecível.

Ruínas Incas de Choquequirao

Custos em Nazca

Simplesmente voar! Passamos uma manhã em Nazca e assim que chegamos fomos direto ao aeroporto, de onde partem os aviões que sobrevoam as Linhas de Nazca. Apenas o Marcos fez o sobrevoo, ou seja, o custo do voo é por 1 pessoa.

Sobrevoo Linhas Nazca – 1 pessoa

US$95,00

Café da Manhã Aeroporto

$15,00

Taxi Aeroporto Rodoviária Nazca

$4,00

Ônibus para Ica

$20,00

De Nazca pegamos um ônibus da PeruBus (não é uma grande empresa, como a Cruz del Sur ou Oltursa, mas foi tranquila a viagem) direto para Ica, nosso destino era o Oasis de Huacachina.

Aranha - Linhas de Nazca

Aranha – Linhas de Nazca

Custos em Huacachina

Chegamos na cidade de Huacachina próximo do horário do almoço e ficamos 2 noites no povoado e foi muito, muito divertido. Já no primeiro dia fizemos o passeio das dunas e vimos um lindo pôr do sol. No dia seguinte ficamos aproveitando o calor, sol e piscina que tínhamos a disposição em nossa hospedagem, que era diferente de tudo que já vivenciamos.

Mototaxi de Ica para Huacachina

Dunas de Huacachina

Veja aqui como é viajar com a Línea pelo Peru

Custos em Lima

Ficamos 5 noites na capital, e para ser bem sincera não fizemos nada lá. Quer dizer, visitamos 1 museu, que foi demais, valeu muito a pena. Ficamos em um Bed & Breakfast super confortável, estávamos cansados e queríamos, de verdade, um tempinho “em casa”. E Lima foi a cidade que escolhemos ficar tranquilos. Pode ter sido um erro, mas não nos arrependemos, e quem sabe em uma próxima visita aproveitamos de outra forma.

Taxi Lima – Rodoviária

$95,00

Peça Museu Larco

Custos em Huaraz

Posso dizer que foi a cidade “menina dos olhos”, um lugar que não poderia faltar em nosso mochilão no Peru, adoramos o tempo que passamos lá e as trilhas que fizemos. Foram duas, a Santa Cruz (4 noites e 3 dias) e a Huayhuash (9 noites e 10 dias). Passeios incríveis que sonhávamos já antes de sair de casa para embarcar nesse mundão.

Almoço no Téos (restaurante local)

Roupas Lavadas (5kg)

$3.360,00

Acampamento Huayhuash

Custos em Trujillo

O que nos chamou a atenção para essa cidade foi poder ver uma múmia, de verdade, em pele e osso. Sim, a Dama de Cao, encontrada em ótimo estado de conservação, por isso é possível ver sua pele e cabelos. Algo de arrepiar. Ah, claro aproveitamos para fazer outros passeios e conhecer outros sítios arqueológicos antes de deixar o país.

Taxi Rodoviária – Hospedagem

Cultura Mochica - pré inca

Cultura Mochica – pré inca

É isso!!

E ai, pronto para encarar um mochilão no Peru? Bom, nós depois do Peru embarcamos em uma incrível viagem pelo Equador, veja aqui nos gastos por lá.

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.