Trujillo, cultura no litoral peruano


Cidade Trujillo

Trujillo, a maior cidade do norte do Peru, fica a 550Km da capital do país. Com muita história e cultura nos seus arredores é uma ótima parada em sua viagem. Há muito sobre a cultura dos Mochicas e Chimus, povos pré incas, e não muito longe de conhecer a famosa Dama de Cao, a múmia da primeira mulher governante dos períodos antigos.

Como Chegar

Para chegar há opções de ônibus e avião. As estradas são boas, então se quiser economizar aconselho ir de ônibus, há boas empresas de transporte no Peru, como a Cruz del Sur, Oltursa, Excluciva e a Linea que tem Trujillo como destino ou rota. Com relação aos aviões, a vantagem é o tempo, em pouco mais de 1h de viagem desde Lima.

O aeroporto fica a mais ou menos 30 min da Plaza de Armas, centro da cidade. E as rodoviárias, bom, nesse caso é importante verificar seu local de desembarque, pois ele vai depender da empresa com a qual realizou sua viagem. No Peru cada empresa de transporte terrestre tem seu próprio ponto de embarque e desembarque

Veja no mapa abaixo alguns locais importantes da cidade.

Uma dica em Trujillo é com relação aos taxi, se organize junto da sua hospedagem para ter um taxista de confiança para te buscar e/ou te levar, não aceite qualquer corrida na rua. Há casos de assaltos aos turistas, por parte dos taxistas.

Durante um dia de passeio nosso taxi foi parado por policiais para que o motorista mostrasse seus documentos e os do carro, sem falar que o veículo foi fotografado, então não é brincadeira. Tenham cuidado!

 Onde Ficar e Comer

Há muitas opções de hospedagem em Trujillo, nós ficamos em uma zona residencial no distrito de Victor Larco Herrera, indicação de uma amiga, o Residencial & Apartments El Sol de los Pinos. Quartos ótimos e a dona foi muito prestativa conosco, lembra da questão dos taxis? É melhor aceitar a indicação da hospedagem e garantir um transporte seguro.

Nosso quarto em Trujillo - Residencial & Apartments El Sol de los Pinos

Nosso quarto em Trujillo, suíte com duas camas solteiro

A gastronomia peruana é rica em qualquer parte do país, não há como não ficar satisfeito após um delicioso almoço ou jantar. Logo no primeiro dia almoçamos no La Martinera, localizado na rua Juan G Ganoza, 165, simples e boa comida.

Cuy, ou porquinho da índia - Prato típico Peruano

Cuy, ou porquinho da índia – Prato típico Peruano

Conheça outros pratos típicos da culinária peruana.

Próximo a nossa hospedagem, há alguns restaurantes locais, alguns mais simples e outros mais sofisticados. Outra opção para alimentação em Trujillo é o shopping, com uma praça de alimentação variada e um supermercado, caso prefira cozinhar sua própria comida ou comprar alguns snacks.

Dê uma olha no mapa acima que marcamos alguns pontos para ajudar a localização dos lugares citados.

O que fazer

Passamos 4 dias na cidade, para nós foi tempo suficiente para conhecer os lugares que gostaríamos, como as culturas dos Mochica (ou Moche) e Chimus, e claro, visitar o El Brujo, local onde esta o museu e a múmia da Dama de Cao.

Huaca Arco Íris, cultura Chimu

Um dos lugares mais conhecidos, referência da Cultura Chimu, é a Cidade de Barro de Chan Chan e as Huacas Arco Íris (foto acima) e Esmeralda; na cultura Mochica, a referência fica para as Huacas del Sol e de La Luna. Saiba mais sobre as Huacas neste post.

Para fazer esses passeio optamos por ir de taxi, não fomos em busca de agência de turismo, pois tudo se pode fazer só e, se precisar, contratar guias nos locais de visita. Se optar por ir de taxi, recomendamos os serviços do Sr. Ever (+51 977 918 237) , que foi muito atencioso conosco, além da sua pontualidade.

Dia 1 – Percurso e preço em Soles

Saídas às 9h da manhã e retorno às 17h

Visitamos museus e Huacas (lugares sagrados, ruínas antigas), além de um delicioso almoço à beira mar, em Huanchaco.

Entrada em Museo Moche 

10,00*

Entrada em Huaca de la Luna (Cultura Moche ou Mochica)

20,00*

Guia em Huaca de la Luna (pagamento voluntário) 

10,00

Entrada em Chan Chan (Cultura Chimu)

20,00*

Guia em Chan Chan (opcional a contratação do serviço)

30,00

Diário do Taxi com o Sr. Ever

100,00

*preço para duas pessoas

Dia 2 – Percurso e preço em Soles

Saídas às 9h da manhã e retorno às 16h

Visitamos algumas Huacas que ficaram pendentes do primeiro dia, por conta do horário e depois seguimos rumo a região do Complejo Arqueológico El Brujo, mais ou menos 1h20 desde Trujillo.

Conhecer a Dama de Cao, que estava na lista do Marcos há um certo tempo, acredita-se que ela foi uma importante governante da Cultura Mochica.

Entrada para Dama de Cao

20,00*

Taxi Sr. Ever – Recorrido em todos os lugares

120,00

*preço para duas pessoas

Os demais dias passamos organizando nossa saída do país, daqui seguimos em ônibus para a o Equador, e também caminhando e conhecendo os arredores de onde ficamos hospedados.

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com