Dama de Cao ou Senhora de Cao


Para visitar o sítio arqueológico onde está a múmia da Dama de Cao é preciso percorrer mais ou menos 60 km desde Trujillo e chegar no sítio arqueológico Huaca El Brujo.

Mas quem foi a Dama de Cao? Acredita-se que ela foi uma importante governante da sociedade Moche há 350d.c. Nessa época não era comum mulheres governarem, por isso a importância dessa senhora. Sua tumba foi descoberta em 2006, por arqueólogos peruanos.

Local onde foi encontrada a Dama de Cao

A múmia foi encontrada em um fardo que pesava 120kg, estava muito bem protegida, eram 26 capas de tecido que envolviam o corpo. Um dos tecidos tinha mais de 70 metros e dava 48 voltas no corpo da Dama de Cao. Sob seu rosto um prato de cobre dourado.

Ilustração da Tumba da Dama de Cao

Ilustração da Tumba da Dama de Cao

A Dama de Cao morreu quando teria aproximadamente 25 anos, e apenas 1.48cm de altura. Ao lado de seu corpo foram encontrados muitos objetos de valor como coroas, narigueiras, colocares de ouro e o corpo de uma jovem com indicios de enforcamento. Além de 3 pessoas que foram enterradas juntas,  acredita-se que na mesma cerimônia. Por isso dá importância dessa mulher, pois nunca eram encontrado tantos adornos e oferendas em tumbas femininas.

Ilustração e fotos da Dama de Cao

Ilustração e fotos da Dama de Cao

Para ver a múmia da Dama de Cao é preciso acessar o Museu de Cao, e em uma sala escura e fria esta seu corpo, mas é através de um vidro e pelo reflexo do espelho que a vemos. Mesmo com uma certa distância é possível notar em seus braços e mãos suas tatuagens, representações de serpentes e aranhas, conservadas pelo tempo. Notamos também seus longos cabelos negros, ainda trançados.

Quanto custa

Nós contratamos o serviço de um taxista, o mesmo que nos atendeu em outros passeios por Trujillo, o Senhor Ever (+51 977 918 237). Gostamos muito dos serviços dele, e ficamos muito a vontade.

A diária dele nos custou $120,00 pesos e a entrada no Sitio Arqueológico El Brujo $10,00 pesos por pessoa.

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com