Ruínas de Choquequirao


Ruínas de Choquequirao

As ruínas de Choquequirao, também conhecida como a irmã de Machu Picchu, foi encontrada dois anos antes da grande cidade inca. Choquequirao começa a ganhar cada vez mais espaço e conhecimento dos turistas.

Ainda há poucos brasileiros que encaram a grande jornada de chegar até a cidade inca, que parece maior que Machu Picchu, mas ainda há pouco a mostra. Grande parte das ruínas ainda esta sob a vegetação. Os trabalhos por lá não param e há estudos de um teleférico para facilitar o acesso.

As construções muito parecidas com Machu Picchu e o destaque desta cidade ficar para suas belas terraças com desenhos de llams feitos com pedras brancas. Infelizmente tivemos problemas e não conseguimos descer até elas, vamos ficar devendo essas fotos.

Por enquanto, umas das formar para chegar em Choquequirao é contratando um tour privado na cidade de Cusco. Mas nós decidimos ir por conta própria e tentar economizar, e vamos contar aqui para você.

Como chegar

Para chegar até as Ruínas de Choquequirao é preciso caminhar bastante, o trekking clássico dura 4 dias (ida e volta) e os 60Km de trilha não assusta tanto até olharmos o desnível que teremos que encarar durante esse dias.

Só no caminho de ida até a cidade inca saímos dos 2915 msnm, baixamos até 1550 msnm – quando cruzamos o rio -, e subimos aos 3100msnm. E para os mais aventureiros existe a possibilidade de chegar até Machu Picchu por trilha desde Choquequirao, aí são 9 dias de trekking.

A base de partida da trilha é a cidade de Cachora e para chegar até lá por conta própria sugerimos o seguinte roteiro:

1º  Pegar um van/carro/bus de Cusco até Curawasi (3,600m).

2º De Curawasi seguir em taxi até Cachora (2850m) ou pegar um transporte com destino a cidade de Abancay e descer no trevo de Cachora e aguarda outro taxi.

Aguardando o último transporte até Cachorra

Aguardando o último transporte até Cachorra

Nós fizemos o caminho com três transportes e deu o mesmo preço do que se tivesse pego o taxi direto para Cachora (desde Curawasi), achamos que sairia mais barato, mas não.

O Trekking clássico até Choquequirao vendido pelas empresas de turismo sai desde a cidade de Cusco e dura 4 dias e 3 noites. Há algumas variações de onde dormir em cada dia, tudo vai depender do ritmo do grupo, pois a “pegada é forte” e a trilha é realmente difícil.

Dia 1 –  Cusco – Cachora – Acampamento Chiquiska
Distância: 16km / 5h30min.

Día 2 – Acampamento Chiquiska – Cidade inca de Choquequirao
Distância: 13km / 7h

Día 3 – Acampamento Choquequirao – Acampamento em Chiquiska
Distância: 13km / 5h

Día 4 Chiquiska – Cachora – Cusco
Distância: 16km / 6h30min.

Para quem esta indo por conta é importante dar uma olhada na imagem abaixo, o início da trilha esta a quase 10km do centro da cidade, então é bom considerar um taxi até Capuliyoc no orçamento ou sair mais cedo para começar a trilha desde a cidade (encontramos uma pessoa que fez isso, então é possível).

Nós fomos por conta própria, mas não abrimos mão de ir com 1 arrieiro e 2 mulas para levar nossas coisas e o traslado até Capuliyoc. As mulas foram um gasto que valeu muito a pena, principalmente por que eu passei mal logo na primeira noite (diarréia e vômito), e o melhor que eu fiz foi subir em mula todas as partes complicadas (sim, nós tínhamos uma mula extra, uma com nossas coisas e outra de segurança).

Como eu disse antes o Matteo, dono da hospedagem que ficamos no primeiro dia, nos ajudou a conseguir o que precisávamos e acredito que as demais hospedagens da cidade também façam esse tipo de coisa. Mas nada impede também de contratar seu arriero e mulas sem terceiros, direto na cidade. Ou ir sem nada, levando seus próprios equipamentos de camping e comida nada mochila.

Nosso plano inicial também era fazer a trilha nos 4d e 3n, mas como eu estava mal e o Marcos estava disposto a apertar o passo, resolvemos dormir uma noite a menos na trilha e fizemos em 3 dias.

No mapa abaixo é possível visualizar os campings e a trilha que é realizada até as ruínas (aumenta o zoom).

Onde se hospedar

Em Cachora

Booking.com oferece algumas opções de hospedagem na cidade, então você não vai ficar sem lugar para dormir antes de iniciar a trilha.

Se estiver fazendo a trilha por conta é legal chegar 1 ou 2 dias antes para conseguir organizar suas coisas por lá, como comprar comida, contratar serviço de guia, arrieiro (dono das mulas) e mulas.

Nós ficamos na hospedagem de um italiano que nos ajudou a fechar o que faltava para a nossa trilha, o Casa Nostra. Passamos 1 noite antes de partir para o trekking e outra ao voltar.

Vista do nosso quarto

Vista do nosso quarto

Como a cidade é bem pequena, uma dica aqui é levar sua comida desde Cusco, pois você pode não encontrar muitas opções por lá ou a cidade pode estar desabastecida. Nós conseguimos comprar o que precisávamos lá mesmo.

Na trilha

Os campings são pagos por barraca e é super barato, por enquanto não é preciso fazer reserva, pois a trilha é realmente tranquila (em quantidade de pessoas circulando), bem diferente de Machu Picchu.

Apesar da simplicidade dos campings eles possuem banheiro e ducha fria para quem esta hospedado com eles. E com o calor que faz durante o dia um banho gelado cai bem no fim do dia.

Se você não quiser levar comida para todos os dias pode comer por lá, o cardápio é simples (geralmente arroz, batatas e ovo), mas alimenta. Também é possível comprar bebidas e algumas guloseimas. Tudo chega através de mulas e cavalos aos campings.

Uma dica para retornar a Cusco é pegar o veículo que leva os turistas dos passeios privados que chegam de Cusco. As vans chegam por volta das 9h da manhã e geralmente voltam vazias para a cidade. Tivemos que esperar um pouco, mas não tivemos problemas em voltar dessa forma.

Quanto Custou

Trekking por conta própria – $1.496.90 Soles (setembro 2016)
Valores para 2 pessoas

Passagem para Curawasi

40,00

Taxi de Curawasi ao trevo de Cachora

20,00

Taxi do trevo até Hotel CasaNostra

20,00

Hospedagem Hostel Casa Nostra – 2 noites

160,00

Arriero e 2 mulas /4 dias

700,00

Barraca para 2 pessoas /4 dias

130,00

Traslado até inicio da trilha

30,00

Camping Santa Rosa Baja

5,00

Entrada Choquequirao

110,00

Camping Santa Rosa Baja

5,00

Traslado de retorno trilha – Hotel

30,00

Retorno ônibus Cachora – Cusco

80,00

Comidas, bebidas e snacks (desde chegada em Cachora)

166,90

 

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com