Los Roques: o caribe venezuelano


Los Roques - Caribe Venezoelano

Los Roques está na lista de qualquer brasileiro que já viu uma foto do lugar. Se está pela beleza das praias, saiba que há muitas atividades para se fazer nas ilhas, como surfe, kitesurfe, mergulhos, snorkel, passeios de lancha ou simplesmente descansar!

São mais de trezentas ilhas, com quase a totalidade inabitada, uma das maiores ilhas – Gran Roque – foi transformada no principal ponto de partida de todos os passeios e também por onde chegam os voos. Sobre o aeroporto, não há iluminação artificial instalada, então o mesmo fica aberto por pouco tempo depois do sol se pôr.

Águas caribenhas, apaixonante!

Águas caribenhas, apaixonante!

Não tem como sair de Los Roques sem uma nova definição de beleza, e azul passará a ser sua cor preferida! Sem contar que já nos perguntaram se lá é realmente como nas fotos, lindo. Felizmente a resposta é não, pois é muito mais lindo pessoalmente  icon-heart-o , ou seja, tem que ir e ver para crer.

Como chegar a Los Roques

Los Roques é um grande arquipélago caribenho que pertence a Venezuela, pode acreditar, essa é apenas mais uma das belezas desse país. Há algumas empresas que realizam voos para a ilha de Gran Roque, dentre elas Conviasa (via Fly to Los Roquesclique aqui para acessar o formulário de reserva) e Albatros. A primeira parte do terminal auxiliar – que é conhecida como um terminal Cuba-Venezuela – enquanto o segundo parte do terminal de voos nacionais. Ambos ficam na cidade Maiquetía, vizinha a capital Caracas.

Os aviões que fazem o percurso são pequenos, com isso são poucos os assentos em cada voo (geralmente de 10 a 14), se não tiver datas fixas é possível tentar comprar a passagem direto no balcão. Mas isso é sempre uma incógnita. O mais seguro, para quem quer planejar, é contactar uma agência e pagá-los nos diversos meios possíveis, a combinar com eles. Pela nossa experiência, como é fechado um pacote que inclui passagens, estadias e passeios, não há custo extra em cima das passagens por esse serviço de reserva.

A Albatros possui descontos, avisados regularmente em seu site. No último ano divulgaram descontos de 50% para um período específico de Dezembro. O preço, não promocional, gira em torno de US$250 por pessoa, ida e volta. Então se planejar baseando-se nessas promoções, é economia na certa!

Leia aqui como é voar com a Conviasa

Onde ficar em Los Roques

As pousadas de Los Roques se concentram na ilha Gran Roque e, em sua maioria, servem refeições caso queira contratar. Ou seja, tem opção de café da manhã, cava (caixa térmica com comida e bebida para praia) e jantar. Algumas ainda oferecem um lanche da tarde, servido após retorno da praia e antes do jantar.

Quando nós visitamos o arquipélago acabamos fechando com a Pousada La Corsaria, principalmente pela facilidade de pagamento. Pudemos pagar em Real e através de boleto bancário. Com uma suíte ampla e confortável, com frigobar, ventilador e ar condicionado (pode parecer besteira, mas ter ar condicionado funcionando faz toda a diferença para um noite refrescante na ilha); sem falar na comida que era sensacional, ponto forte da nossa estadia por lá.

Há opções para todos os bolsos, o trabalho está em entrar em contato com cada uma para saber dos serviços, valores e formas de pagamento. Todas que entramos em contato nos responderam, mas já li que essa resposta poderá demorar alguns dias, então sugiro reservar com antecedência sua estadia por lá. Alguns amigos que fizemos na ilha foram na cara e na coragem, sem pousada, e lá encontraram onde ficar – mesmo sendo Natal -, sem grandes problemas. Se hospedaram na Gremary.

Pousadas em Gran Roque

Onde ir em Los Roques

“Infelizmente” seus dias serão duros por lá! Acordar, tomar café e navegar até uma das ilhas do arquipélago. Opção não vai faltar, e fique tranquilo cada ilha tem sua característica única. Não conheci todas, mas saímos de Los Roques com a certeza que todas são lindas e, volto a dizer, apaixonantes.

Ilha de Cayo de Agua

Ilha de Cayo de Agua

Caso seu voo chegue na parte da manhã ou até mesmo próximo ao horário do almoço aproveite para visitar uma das ilhas próximas, como Madrisky ou Francisky. O percurso de barco até elas dura menos de 1o minutos. Nós fizemos isso no dia que chegamos e também no dia que partimos, como nosso voo sairia no final da tarde conseguimos pegar uma praia em todos os dias  icon-smile-o

Nos demais dias combine com o seu barqueiro onde seria possível ir, mas tente não sair de Los Roques sem conhecer Cayo Agua, Carenero e Sebastopol. Pelo menos uma delas já deve estar na sua lista. Essas três são as mais distantes, e o caminho até elas é surreal. São mais caras, mas o visual compensa.

No meio do caminho, nem muito perto, nem muito longe existe uma grande variedade de ilhas, como a Cayo los Viejos. Esse é uma pequena ilha, mas ótima para quem pratica kaitesurf. Nossos amigos se aventuram no esporte então passamos uma tarde por lá. Até o Marcos teve uma aula inicial!

Kaitesurf em Cayo Los Viejos

Kitesurf em Cayo Los Viejos

A foto acima foi enviada a nós pelo nosso amigo Ronaldo Silveira, dono do drone 🙂 . Brinquedo que só deixa o lugar mais impressionante ainda.

Dica: Se você não optar pela cava da sua hospedagem (caixa térmica que as pousadas preparam, substituí o almoço), lembre de sempre levar comida e água, as ilhas são desertas, não há comércio em nenhuma delas.

Preços

Isso é algo muito bom em Los Roques, não importa onde você fica, o preço dos passeios para as ilhas, uso de cadeiras de guarda-sol são tabelados. Você já consegue se programar para os custos. E uma dica, sempre pegue o guarda-sol, se não quiser a cadeira, tudo bem, mas o sol de lá é muito forte e as ilhas não tem árvores ou coqueiros para fazer aquela sombrinha.

As cadeiras custam 1.200 bolivares e o guarda-sol 3.600 bolivares, ambos por unidade. Abaixo uma lista com os valores dos passeios para a temporada de 2017 de algumas ilhas, contemplando desde o percurso mais econômico até o mais caro.

É ou não é de cair o queixo?

É ou não é de cair o queixo? Ilha Cayo los Viejos

Dica 2: Quer saber quanto está o dólar paralelo no país? Siga a conta @dolartoday no Instagram, mais saiba que é apenas um parâmetro e que esses valores são praticados só próximo as fronteiras. Nas outras cidades, se a circulação de dinheiro estiver normal, calcule de 10/20% mais baixo que informado nesse perfil. De quebra eles dão notícias sobre a situação do país. Mas vale um aviso, o que eles publicam não significa que afete turistas, isso afeta o dia-dia dos venezuelanos e sua ida pode ajudar uma família por lá.

Dica 3: Quando tiver conversando com o pessoal de lá, seja pousada, taxista em Maiquetía ou em outro lugar, pergunta se estão precisando de algo, muitas vezes eles precisam de açúcar, arroz ou algum medicamento. Com certeza se sentirá bem sabendo que irá ajudar alguém que precisa. Sabemos não ser suficiente, mas o pouco que é já ajuda a aliviar a situação de alguém.

Ilha

Preços (Bvs)

Observação

Madrisky

4.500

Francisky

6.000

Cayo Muerto-Fabian

7.500

Min 6 pessoas
Cayo Vapor-Sakysaky

7.500

Min 6 pessoas
Crasky

10.500

Min 8 pessoas
Noronky

10.500

Min 8 pessoas
Rabusky ou Agustin

10.500

Min 8 pessoas
Sarky ou Espenky

15.000

Min 8 pessoas

Minitours

Preços (Bvs)

Observação

Madrisky + Francisky

4.500

Trocando de ilha
Noronky + Crasky + Laguna Rabusky

15.000

Min 8 pessoas
Carenero + Sarky

19.500

Min 8 pessoas
Cayo Agua

25.500

Min 8 pessoas
Boca de Cote

25.500

Min 8 pessoas
Sebastopol

25.500

Min 8 pessoas

Essa foi nossa primeira experiência no Caribe, acho que acertamos em cheio para ter uma boa primeira impressão. Não acha?

Curiosidade: A maioria das ilhas/praias terminam com “ky”, achamos muito estranho quando estivemos por lá. A resposta que nos pareceu mais correta foi a semelhança com a palavra Key (ou Cay), em inglês, que são pequenas ilhas, geralmente de areia e que possuem uma baixa elevação.

Marcos

Nascido na Austrália, 28 anos, formado em Administração de empresa. Primeiro aventura foi em 2007 em um mochilão pela Bolívia e desde então não parou mais. Pratica esportes de aventura e ainda fotografa. Iniciante no mundo de vídeo (captação e edição).

8 comments

Adicione o seu
  1. ANA BEATRIZ FARIAS DE OLIVEIRA 10 março, 2017 at 16:17 Responder

    Post Maravilhoso… sou louca para conhecer Los Roques, mas as passagens estão super caras, em torno de 2 mil reais.
    Quantos dias você acha o ideal ficar por lá?

    Abs.,

    • Marcos 18 março, 2017 at 00:07 Responder

      Oi Ana, pois é não está muito barato não. Mas recentemente vimos passagens por +- R$1.500 (saindo de São Paulo, via Bogotá – com a Avianca). Também procura pela empresa Avior, ela realiza Manaus < -> Caracas, ai se conseguir encontrar uma passagem para Manaus em conta, pode valer a pena.

      Além da possibilidade de usar milhas, independente de quantidade de conexões que você precisa, o valor é o mesmo. Se eu não me engano Brasil para Venezuela seriam 20.000 (pela Avianca – programa Amigo).

      Enfim, percebe que estamos dando muitaaaaaas ideias, é por que vale a pena!

      Nós indicamos pelo menos 7 dias, mas se quiser ficar 15 também, não tem problema, pois vai ter lugar para visitar!!! Se quiser saber mais é só perguntar!

      abraço

  2. Rhuan 24 março, 2017 at 21:40 Responder

    Ola, tudo bom?
    Gostaria de saber quanto, tirando as passagens, você gastou na Ilha num periodo de 7 dias…incluindo pousada, alimentacao e passeios!

    Obrigado. Pretendo ir em Agosto!

    • Marcos 31 março, 2017 at 20:58 Responder

      Oi Rhuan,

      ficamos 5 dias em Los Roques, planeja o seguinte:
      com U$40 (por pessoa) é possível conseguir um lugar bacana para ficar com pelo menos café da manhã e jantar incluso. O almoço (que lá eles chamam de cava) você pode ir ao mercado e comprar lá mesmo. Há hospedagens que você compra o que quiser no mercado (como cerveja, açucar/limão para uma caipirinha) e eles montam tudo e deixam pronto para você. Com U$10/15 você monta a cava sem problema, imaginando que queira levar cerveja ou outras bebidas alcoólicas.

      Passeios: no post tem a listagem dos passeios e seus preços. Talvez tenha tido um aumento, mas considere em torno de U$10/15 o passeio mais caro (para as ilhas mais distantes). Se quiser uma conversão (aproximada) nós indicamos a conta no instagram do Dolar Today (https://www.instagram.com/dolartoday/). Eles também publicam notícias sobre o país, mas não vai por eles, são um pouco alarmistas de mais.

      Para sua chegada em Caracas e partida depois indicamos o Jacobo, ele foi o taxista que nos esperou no aeroporto e nos levou para o Hotel em Caracas, super confiável e pode falar com ele por Whatsapp +58 426 5177747.

  3. Vanessa 29 março, 2017 at 23:16 Responder

    Ola adorei seu post… super informativo. Estamos pensando em ir em maio/2017, porém estou com receio com a relação a situação da Venezuela … correr o risco de ir e não conseguir voltar..

    • Marcos 31 março, 2017 at 21:01 Responder

      Oi Vanessa,

      por favor vá! Sinceramente seu contato com a Venezuela de fato será bem pequena. Para sua chegada em Caracas e partida depois indicamos o Jacobo, ele foi o taxista que nos esperou no aeroporto e nos levou para o Hotel em Caracas, super confiável e gente fina e pode falar com ele por Whatsapp +58 426 5177747. Ele pode te indicar um lugar pra ficar em Caracas seguro e se você precisar de qualquer coisa por lá, ele é o cara! E em Los Roques nem sentirá que está na Venezuela… JURO!!! É outro mundo.

      Se precisar de mais informação nos avise, faremos tudo para ajudá-la a ir!

  4. Gabrielle 11 abril, 2017 at 14:58 Responder

    Olá boa tarde! Vocês gostaram da pousada La Corsaria? Tem muitos brasileiros nela? Rs
    Vou em setembro com meu noivo mas ainda não fechamos pousada. Normalmente preferimos ficar o mais próximo da realidade do lugar para vivenciar a cultura e conhecer mais! Obrigada!

    • Marcos 8 agosto, 2017 at 16:40 Responder

      Boa tarde Gabriela, gostamos da pousada sim. Há outras alternativas na ilha, inclusive conhecemos brasileiros que fecharam a pousada somente depois de chegar na ilha. Geralmente quem vai da primeira vez quer fechar com antemão, mas quem já foi acaba fechando lá porque a maioria das hospedagens não tem na internet. Já fecharam?

Adicionar um novo comenário

Booking.com