O que fazer e onde comer em Bogotá


Bogotá, um destino que cresce cada vez mais entre os brasileiros, a Colômbia é cativante, tem lugares para todos os gostos e cabe no bolso de todo mundo que vem para cá. Ficamos 11 dias na capital, trabalhando. Foram 3 hospedagens diferentes e graças a isso pudemos conhecer várias partes da cidade.

Chegamos em Bogotá desde a cidade de Neiva, quase 5 horas de ônibus. A cidade nos pareceu bem segura, caminhamos de dia e de noite, claro que sempre tendo cuidado, pois estamos em uma grande cidade. Tomamos os mesmos cuidados de quando andávamos pela cidade de São Paulo. Sem expor muito os itens de valores.

Andar em taxi pela capital pode ser uma boa opção, mas lembre-se de perguntar o valor até o seu destino antes de entrar no carro. Nós usamos algumas vezes o Uber, não tivemos problemas e saia mais barato no modo compartilhado. Também é possível se locomover pela cidade de ônibus circulares, eles trafegam pelos corredores e, para nós, pareceu funcionar bem.

Para facilitar e localizar tudo que falarmos aqui, no final do post tem um mapa 😀

O que fazer em Bogotá

Há muito o que fazer na capital, ficamos pouco mais de 10 dias e ainda faltou lugares para ver e conhecer. Certamente é um lugar com potencial. Mas se você não tem todo esse tempo, planeje ficar de 3 a 5 dias na cidade, vai dar conhecer bastante lugares.

Uma boa forma de conhecer a cidade saber mais sobre a história com um bom Free Walking Tour! É algo que nós gostamos e sempre que possível fazemos. Dessa vez encontramos a empresa Coltrips Free Walking Tour no Tripadvisor. Foram quase 4h de passeio pelas ruas de Bogotá, o tour é bilingue, mas nada cansativo, pelo contrário, bem dinâmico.

Nosso guia pelas ruas de Bogotá, o Julian.

Nosso guia pelas ruas de Bogotá, o Julian.

O bairro de La Candelaria concentra grande parte das atividades que realizamos na capital, foram algumas tardes e manhãs na região.

Museu Botero: Fernando Botero, nascido em Medellin, tem grande parte de suas obras exibidas na capital. Vale muito a pena conferir seu trabalho, a entrada é gratuita.

Segunda a sábado: 9h às 19h
Terça feira: Fechado
Domingos e feriados: 10h às 17h

Uma das sala do Museu de Botero - Bogotá

Uma das sala do Museu de Botero – Bogotá

Não deixe de ver de perto a Monalisa de Botero

Não deixe de ver de perto a Monalisa de Botero

Casa de Moneda: Viagem pela história da moeda Colombiana, desde o início da produção de moedas até os bilhetes de papel que circularam. Uma exibição didática e com ilustrações interessantes, mas algumas salas não podem ser fotografadas. A visita é gratuita.

Segunda a sábado: 9h às 19h
Terça feira: Fechado
Domingos e feriados: 10h às 17h

Casa de Moneda

Museo de Arte del Banco de la República: no mesmo acesso do Museu Botero e Casa de Moneda, este é um museu que reune exposições temporárias, nacionais e/ou internacionais. Um lugar agradável e no piso inferior é possível tomar um café ou um suco sentado em uma pequena e charmosa praça.

Museu del Oro: Certamente um lugar que você não pode deixar de conhecer, localizado em frente a Praça de Santander, o lugar explora povos antigos da região e sua forma de utilizar o oro. São muitas as peças expostas e suas histórias. É possível fazer uma visita guiada, mas se não conseguir chegar no horário fique tranquilo, o museu é bem didático.

Terça feira a sábado: 9h às 16h
Segunda: Fechado (se for feriado também será fechado)
Domingos e feriados: 10h às 16h
Entrada: $4.000 COP / Aos domingos, dias festivos (apenas 20 de julho e 7 de agosto) a entrada é gratuita.

Peças em Oro, talhadas a 110 d.c.

Peças em Oro, talhadas a 110 d.c.

Se você estiver na cidade em um domingo, aproveite para andar pela cidade e conhecer o Mercado das Pulgas de San Alejo. A Carrera 7, rua de acesso ao mercado, fica fechada todos os domingos e feriados das 9h às 17h30. E há muitas atividades que acontecem ao ar livre, vendas de tudo que imaginar, apresentações artísticas, como música, pintura e jogo de xadrez; comércio de comidas e bebidas locais. É uma mistura de cheiros e sons. Algo bem interessante e único de conhecer.

Barraca do Mercado das Pulgas de Bogotá

Barraca do Mercado das Pulgas de Bogotá

Mesas de Xadrez na Carrera 7 - Bogotá

Mesas de Xadrez na Carrera 7 – Bogotá

Centro Comercial Andino: Ou podemos chamar também de Shopping. Localizado em uma zona nobre da cidade, a Zona Rosa. Nos arredores do shopping você encontra lojas de grife, para os paulistas é como caminhar pela Oscar Freire; Há boas opções de restaurantes e bares.

Zona Rosa de Bogotá

Zona Rosa de Bogotá

Cerro Monserrate: o lugar certo para ter uma linda vista do alto da cidade de Bogotá, localizado  a 3.152 metros, um atrativo imperdível. Um pouco afastado do centro da cidade, é possível chegar de ônibus, de taxi ou até mesmo caminhando – dependendo da sua localização.

Vista do alto do Cerro Monserrate - Bogotá

Vista do alto do Cerro Monserrate – Bogotá

Para subir há 2 opções, o funicular e o teleférico. Há também uma trilha, mas quando visitamos ela já estava fechada há mais de um ano por segurança. Abaixo os valores e horários de funcionamento.

Funicular
De Segunda a sexta: 6h30 às 23h45 e 17:30 às 21h
Sábado e Domingo:  6h30 às 21h
Preço: $9.000 COP por trecho e por pessoa

Teleférico
De Segunda a Sábado: 12h a meia-noite
Domingo:  10h30 às 18h30
Preço: $9.000 COP por trecho e por pessoa

Comércio no alto Cerro Monserrat - Bogotá

Comércio no alto Cerro Monserrat – Bogotá

Para ver outros horários e valores para dias festivos, acesse o site por aqui.

Onde comer em Bogotá

A gastronomia colombiana nos encantou muito, mas confesso que ainda sinto falta do tempero peruano. A dica aqui é não sair do país sem provar a Limonada de Coco e uma Bandeja Paisa, o mais perto de um prato brasileiro que irá encontrar no país. Ah, sem falar da refrescante Agua Panela (água com rapadura).

Limonada de Coco e Bandeja Paisa

Limonada de Coco e Bandeja Paisa

Um passeio pelo Parque Way
Localizado no bairro La Soledad – veja os detalhes no mapa abaixo – você encontra várias opções de restaurantes, e o La Arepita de Medellin é um bom lugar para provar o prato acima. Além de ter um preço acessível (nosso almoço com bebidas e uma Bandeja Paisa – sempre dividimos – saiu por mais ou menos USD 12,00) é uma boa forma de ter uma experiência de local, não há muitos turistas por lá.

Na mesma rua, assim como em outras partes da cidade, você pode apreciar uma boa cerveja nacional, a Bogotá Beer Company – BBC, nesse lugar não havia opões de comidas, apenas amendoins para acompanhar a bebida.

E foi na Zirus Pizza que fomos apresentados a famosa Limonada de Coco, amor ao primeiro gole, prove, há em diversos restaurantes. O Crepes & Wafles, com várias lojas pela cidade, também é uma boa opção para refeições, desde o café da manhã ao jantar, com deliciosas sobremesa.

 Leia aqui nosso post sobre os pratos típicos do Peru.

Café e mais café. Sim, porque estamos no país do café! Foi o que eu pensei logo que entrei no país, mas o meu primeiro gole de café aqui foi horrível, assim como o segundo e o terceiro. Só depois fui entender a diferença, o motivo. Os colombianos apreciam um bom café, mas para o paladar brasileiro ele e tido como fraco, o nosso famoso “chá-fé”.

O melhor café que tomei, que me fez lembrar das tardes em casa, foi no Juan Valdez – há várias franquias espalhadas pela cidade, um café passado, tinto – como eles chamam por aqui. E por incrível que pareça ele é tido como um café de má qualidade – isso foi o que ouvi em nosso Free Walking Tour que fizemos. Eu discordo. Só faltou mesmo um pão francês com manteiga para ficar perfeito.

No final do walking tour passamos em uma conceituada e premiada cafeteria, o Café Ibanez, na Calle 10. Bom, o que eu tomei era um chá-fé, transparente, mas confesso que saboroso. Para mim faltou colocar mais pó, mas acho que não entendo tão bem assim de café.

Na mesma rua do Café Ibanez esta o Capital Cocina e Café, não tomei café por lá, mas o jantar foi incrível. O espaço é pequeno, então tente chegar cedo, também funciona no horário do almoço (12h às 15h e das 18:30 às 21h).

Antes de partir da capital não deixe de conhecer o Andres Carne de Res, certamente será uma experiência única e diferente de um restaurante, acredite.
Primeiro andar do restaurante

Primeiro andar do restaurante

Nos fomos no que esta localizado na Zona Rosa da cidade, são 4 andares e cada um com uma temática diferente e controle separado (Inferno, Terra, Purgatório e Céu). Você pode sentar em qualquer andar, mas se quiser almoçar no inferno e pedir a sobremesa no céu será preciso pagar a conta do almoço e depois pedir a sobremesa.

Bueno, Bonito y Carito

Bueno, Bonito y Carito

É bem animado e divertido, mas prepare o bolso, por exemplo, uma limonada de coco lá custa $15.500 COP, enquanto em outros restaurantes pagamos entre $6.000 e $7.000. Como eles mesmo dizem (ver placa da foto acima), lá é “Bueno, Bonito y Carito. Se estiver com a grana contada, entre pelo menos para conhecer e sentir o ambiente.

Onde dormir em Bogotá

Como conseguimos trabalho na cidade, pudemos ficar em três lugares diferentes. E vou falar mais deles aqui abaixo, na ordem em que ficamos hospedados. Ah, o nosso trabalho era fazer fotos em troca de hospedagem, algo que vem dando certo desde o Equador.

Rumbos Cafe Hostal

Apesar do café no nome ele não é uma cafeteria, apenas tem o serviço de café da manhã incluso na diária. Ficamos 3 noites lá, em um quarto compartilhado de 9 camas. Era um pouco apertado, mas como estávamos em 4 pessoas no quarto, foi tudo tranquilo a questão de espaço. Com lockers individuais para guardar pertences, banheiros compartilhado e uma cozinha – não totalmente liberada para o hóspede, mas pudemos fazer um suco e vitamina sem problemas. Localizado no bairro La Soledad, a 4 quadras do Parque Way.

Clique aqui para reservar e ver fotos do hostal. Apenas algumas das fotos são nossas, eles não utilizaram todas que entregamos.

CX Hostel

Localizado em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Calle 53. Pode parecer afastado, mas está a poucos metros do ponto de ônibus, facilitando ir e vir; de mercados e farmácia. Há opções de quartos compartilhados (mistos e femininos) e apenas um quarto de casal, todos com banheiro compartilhado.

A cafeteria Speak Easy faz parte do hostel e é uma boa para reforçar o café da manhã, tomar um café da tarde ou sobremesas. Os sucos que eles fazem também são muito bons.

Clique aqui para reservar e ver fotos do hostel. Apenas algumas das fotos são nossas, eles não utilizaram todas que entregamos.

Hotel Casa Deco

Localizado a poucos minutos do centro de Bogotá, próximo a pontos de ônibus, ao Museu do Oro e outros atrativos da cidade. Com quartos espaçosos e atendimento de primeira, o café da manhã fica a altura do serviço prestado.

Clique aqui para reservar e ver fotos do hotel. Apenas algumas das fotos são nossas, eles não utilizaram todas que entregamos.

Mapa interativo de Bogotá

Estamos no Pinterest! Compartilha se gostou 😀

Estamos no Pinterest! Compartilha se gostou 😀

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com