O que aprendemos em Bogotá


Plaza Chorro de Quevedo

Durante os 11 dias que estivemos em Bogotá fizemos bastante coisa, mas uma delas que começa a se tornar padrão para nós é fazer um free walking tour. É ótimo para conhecer a história da cidade e outros detalhes. Por exemplo, antes do Cartel de Medellín, liderado pelo mundialmente famoso Pablo Escobar, a Colombia teve a mafia das Esmeraldas que mandava e desmandava no país.

Não sabe o que é um free walking tour ou o que esperar de um? Saiba mais nesse post

Segue algumas das coisas que aprendemos durante o Free Walking tour que fizemos com a Coltrips Free Walking Tour e o guia Julian.

  1. A cidade de Bogotá foi fundada onde hoje é a Praça Chorro de Quevedo
  2. Hoje a Praça é um ponto de encontro cultural, com música e apresentações realizadas toda tarde.
  3. Os espanhóis chegaram na região a procura da cidade de ouro “El Dorado”
  4. O Aeroporto da cidade se chama El Dorado por esse motivo.
  5. Esse Free Walking Tour foca nos maiores símbolos do país (café, frutas, esmeraldas, ouro, cocaína e cartéis, guerrilhas, políticos e arte urbana)
  6. Assim como muitas expedições no Brasil (que foram financiadas pela Coroa Portuguesa) tais expedições foram financiadas pela Coroa Espanhola
  7. A primeira igreja construída em Bogotá foi destruída por um terremoto no séc. XIX, porém a mobília da Igreja Ermita de San Miguel del Príncipe ainda é a mesma da época e foi construída no mesmo lugar.
  8. Antes dos espanhóis as mulheres tinham maior importância na sociedade devido a crença que a Pachamama (mãe terra) era uma figura feminina, isto é, uma cidade matriarcal.
  9. Depois da chegada dos espanhóis, devido a imagem de Jesus, a sociedade foi transformada em patriarcal.
  10. A Callejon de Embudo foi criada como um aqueduto e é a 2 rua mais antiga da cidade
  11. Hoje a rua é uma galeria de arte ao céu aberto
  12. Uma das mais significativas é o deus Hindu Vishnu com as riquezas colombianas em suas mãos. A ligação entre ambos deve-se aos conquistadores acharem que tinham encontrado uma nova rota a Índia na época.
  13. Isso foi possível devido a política do ex-prefeito da cidade, Gustavo Petro Urrego. Hoje a cidade de Bogotá possui diversas intervenções artísticas ao redor da cidade.
  14. Há inclusive um Walking Tour pelos principais grafites da cidade.
  15. Os espanhóis tentaram destruir os maiores símbolos dos locais, principalmente o milho e uso sagrado da Chicha (bebida alcoólica a base de milho).
  16. A Chicha foi perseguida em três ocasiões. a) os espanhóis na tentativa de impor sua cultura; b) Simon Bolivar via como um mal ao povo, conta a história em uma noite seus homens ficaram bêbados com Chicha e consequente perderam uma batalha no dia seguinte; c) Leo Cobbs, alemão que criou a maior empresa de bebidas do país no anos 40. Tentaram destruir a imagem da Chicha, atrelando ao fato de que leva as pessoas a prisão e atribuíam crianças brancas felizes tomando cerveja.
  17. Para produzir a Chicha é necessário ferver água e adicionar milho amassado. Adicionando por fim rapadura em pó. Reservando em panela de barro em um lugar frio por uma semana.
  18. Originalmente o milho era mastigado e então colocado na água fervida.
  19. Por lei, a Chicha é proibido na Colombia. Mas não é combatido e muitos restaurantes e cafés da Callejon de Embudo vendem livremente.
  20. Em Bogotá fica a Casa Poesia Silva, a primeira de seu tipo na América hispânica e era onde José Asunción Silva, um dos maiores e mais importantes poetas do país, viveu.
  21. As mafias na Colombia, que se tornaram famosas com Pablo Escobar, começaram com esmeraldas na década de 50
  22. Na década de 60, com o movimento hippie, dizem que muitos americanos chegaram no país e encontraram plantações de maconha sem dono. Daí para exportações em massa para os EUA foi um pulo, no começo como “mulas”
  23. Já na década de 70 tudo mudou, na era do Disco o consumo de cocaína foi pelas alturas e as plantações de coca, que eram basicamente para consumo da folha e fazer chá, se tornaram extremamente lucrativas.
  24. Mas por que a Colombia e não o Peru ou Bolívia – países onde a coca também é consumido? A Colombia já tinha toda a logística de anos de contrabando de esmeraldas e maconha.
  25. O cartel de Medellín se tornou – em seu auge – a organização independente mais importante (economicamente falando) do mundo. Chegou a ter US$100 bilhões – em espécie – em sua posse.
  26. O cartel de Medellín detinha 70% do controle do narcotráfico colombiano e o cartel de Cali o restante
  27. Para criar uma união maior entre os dois, o cartel de Medellín convidou o de Cali para uma partida de futebol, só estaria o alto escalão de ambos. O de Cali apareceu porém somente aparecerem duas motos e seus ocupantes fuzilaram os presentes. Aí começou a guerra entre os dois cartéis.
  28. O cartel de Cali se juntou com o Governo do país para acabar com Pablo Escobar
  29. Os desertores e alguns perseguidos do cartel de Medellín criam “Los Pepes” que traduzindo seriam os perseguidos por Pablo Escobar.
  30. Pablo Escobar morreu em 02/12/1992 e existem duas teorias para sua morte. Suicídio ou alguém o matou. Há dois – best-sellers – de pessoas que informam ter matado-o
  31. Na década de 40 existiu um homem chamado Jorge Eliécer Gaitán, político e advogado, adorado pelo povo. Amigo de Mussolini, queria implantar uma ditadura no país.
  32. Ele indicava que a Colombia tinha três inimigos: CIA, a elite e as multinacionais
  33. Gaitán foi morto em 09/04/1948, saindo de seu trabalho. O que aconteceu poucas horas depois ninguém esperava.
  34. O povo tomou as ruas no que depois ficou conhecido como El Bogotazo, destruindo o centro da cidade e calcula-se que 5.000 morreram
  35. O provável assassino, Juan Roa Sierra, foi arrastado e crucificado em frente ao palácio presidencial
  36. Nesse mesmo dia, Gaitán tinha um encontro com Fidel Castro. Uma teoria aponta que Fidel pode ter indicado onde o mesmo estaria em troca de favores dos americanos.
  37. Muitos creditam a criação da primeira guerrilha colombiana a esse episódio. Os campesinos se armaram.
  38. Em plena Guerra Fria, a União Soviética apoiava as guerrilhas no país, enquanto os EUA apoiava o governo.
  39. EUA ajudam na instauração de um Governo Militar
  40. As FARC foram criadas em 1964 e seguem hoje em dia em negociações para um acordo de paz e uma oficialização de sua luta.
  41. As FARC pedem que não vão a julgamento por seus atos no passado e permite-se a entrada de seus membros na política, enquanto estão de acordo em entregar suas armas e informar os bens da organização.
  42. O embate entre a guerrilha e o governo já dura mais de 50 anos e mais de 6 milhões de pessoas morreram devido a ele

Esse walking tour nos permitiu ter uma enorme compreensão da história desse povo. Mostra como uma decisão em um momento acarreta a dores e cicatrizes profundas do futuro.

Se tem uma sugestão que possamos dar é, faça um tour desse da próxima vez que estiver em Bogotá!

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com