Viagem pela Colombia, nossos gastos

Foram quase 2 meses pela Colombia, 53 dias para ser mais exata! Adoramos, foi um país surpreendente e que nos acolheu muito bem. Pessoas e clima muito agradável, o que por muitas vezes nos fazia lembrar da nossa terrinha, o Brasil.

Saímos do Equador e entramos na Colombia por terra, pela fronteira de Ipiales, foi uma das fronteiras mais tranquilas que atravessamos.

Optamos por não visitar o litoral do país, sabemos das belas praias que há por lá, mas já tínhamos planos que conhecer o Caribe, então resolvemos poupar um pouco de grana por aqui para aproveitar depois.

Dias no país: 53
Média de gasto: US$ 90,00, o casal, por dia.
Câmbio aproximado: US$1,00 = $2,900.00 COP (Pesos Colombianos)

As nossas planilhas abaixo apresentam os principais custos que tivemos, viajamos entre Novembro e Dezembro de 2016 e retornamos em janeiro de 2017, depois de passar um mês pela Venezuela.

Os valores considerados são sempre para duas pessoas e na moeda local – pesos colombianos; e quando não for para dois, avisaremos 🙂.

Custos em Ipiales

Foi nossa porta de entrada no país, a cidade é pequena e ficamos apenas 2 noites. Nosso objetivo aqui foi conhecer o Santuário de Las Lajas e planejar o restante do país. Nem sempre viajamos com tudo definido, isso nos dá um pouco de liberdade para conhecer aquilo que descobrimos no meio do caminho.

Fomos de taxi desde Tulcan, no Equador, até a fronteira com a Colombia, fizemos os trâmites de saída, caminhamos até o outro lado, para entrar na Colômbia. Foi tranquilo, mas vale lembrar para ter cuidado com suas coisas e não trocar dinheiro nas ruas. Já carimbados pegamos um taxi até o nosso hotel.

Taxi até hotel

$3,400.00

Santuário de Las Lajas

Custos em San Agustin

A cidade fica a menos de 400km de Ipiales, mas não se engane, levamos mais de 10h em ônibus para chegar. E se você enjoa em curvas e serras em viagens já deixa um remédio separado. Pode ser que precise 😉

Não havia ônibus direto para San Agustin, então tivemos que ir para Popayan, onde passamos 1 noite, e no dia seguinte seguimos viagem até nosso destino, onde passamos apenas 3 dias.

Em San Agustin, nossa hospedagem não era no centro da cidade, era um pouco afastado e foi preciso pegar um taxi para chegar. O bom era que estávamos perto do Parque Arqueológico da cidade, que foi reconhecido pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, em 1995.

Se você é como nós, que adora sítios arqueológicos e viajar no tempo dos nossos ancestrais, essa cidade não pode faltar no seu roteiro. Passamos

Passagem até Popayan

$40,000.00

O guardião - San Agustin, Colombia

O guardião, em uma das tumbas no Parque Arqueológico San Agustin

Se precisar de alguma ajuda, fale conosco. Lembre-se, nós planejamos sua viagem, de graça!

Custos em Neiva

Deserto de Tatacoa! É para lá que fomos, e ele está a apenas 1h de carro de Neiva. Existia a opção de ficar no vilarejo próximo a entrada do deserto, em Villa Vieja, mas acabamos optando em permanecer na cidade, com um pouco mais de estrutura.

Desde de San Agustin foram 5h em ônibus até o nosso hotel. A cidade é muito quente, ficamos lá 3 noites, tempo suficiente para conhecer o deserto e os arredores de onde ficamos hospedados.

Pesquisando sobre o Tatacoa, encontramos no facebook a empresa Green Vacation Colombia, que faz um trabalho com tour privado e guia local no deserto e arredores. Claro que saiu um pouco mais caro que ir por conta, mas para nós estava dentro dos custos que podíamos gastar e fomos muito bem atendidos.

O passeio com a Green Vacation Colombia incluía transporte ida e volta, um snack e o guia local. Foi super interessante e o deserto é lindo, e quente. Ainda bem que tinha uma piscina para nos refrescarmos no final do dia.

Passagem para Neiva

$26,000.00

Jantar no La Santa

O deserto de Tatacoa

Já conhece nossos mini guias? Clique aqui e veja mais

Custos em Bogotá – Capital da Colombia

Foram exatos 11 dias em Bogotá. Já citamos algumas vezes que trocamos trabalho por hospedagem, e aqui conseguimos 3 hospedagens diferentes onde fizemos fotos profissionais em troca de boas noites de sono. Por isso ficamos tanto tempo, e valeu muito a pena.

Nosso primeiro local de trabalho foi o Rumbos Hostel, que na verdade estava mais para uma pensão do que para um hostel. Pois haviam hóspedes-moradores, que trabalhavam ou estudavam na cidade.

Depois ficamos no CX Hostel, bem mais agitado e com clima de hostel. Com café da manhã e banheiros compartilhados. Um pouco mais afastado dos pontos turísticos da cidade, mas muito perto de supermercados, farmácias e o melhor, de pontos de ônibus.

E por último, ficamos hospedados no coração da cidade, no centro, no Hotel Casa Deco. Uma hospedagem charmosa e bem confortável, com um delicioso café da manhã.

Passagem para Bogotá – Bolivariano

$3,500.00

2 Cervejas no Bogotá Beer Company

$10,300.00

Passagem de ônibus para Montserrat (ida e volta)

$7,000.00

Entrada Montserrat (subida em via funicular)

$36,000.00

Almoço no El Paisa Gloton (31.000)

US$9.37

Entrada no Museu de Oro

$6,000.00

Ônibus para retorna ao CX Hostel

$4,000.00

Almoço no Sierva Maria (32.800)

US$11.00

Ônibus até o Andres Carne de Res

Almoço no Andres Carne de Res

US$30.00

A cidade, como muitas capitais, é cheia de vida e coisas para conhecer. E o mais incrível é que muitas delas é de graça ou com preços bem acessíveis. Abaixo tem um mapa para dar uma olhada em tudo que fizemos.

Há muitos restaurante deliciosos e baratos. Não deixe de provar as arepas colombianas, visitar o Mercado das Pulgas aos domingos e fazer um Free Walking tour pela cidade. Nós fizemos e contamos aqui o que aprendemos com essa experiência.

Museu Fernando Botero em Bogotá

Custos em Medellin

A segunda maior cidade do país, ficando atrás apena da Capital, Bogotá. Passamos 4 noites por lá e atrativos é o que não falta par conhecer na cidade e seus arredores. Sem falar que é a única cidade do país que possui metro/trem.

Só ai já deu para perceber que Medellín não pode faltar em seu roteiro de Colombia. Nós caminhamos bastante por lá e o Marcos, como um bom apreciador do futebol não podia deixar de me levar para ver mais uma partida. 😀

Passagem Bogota Medellin

$350,000.00

Almoço no Alambique

US$24.00

Outro passeio interessante que fizemos, não em Medellín, mas sim na cidade ao lado em Guatape, foi subir os mais de 700 degraus para alcançar o topo e ter uma vista privilegiada do lagos da região.

Pedra El Peñol, em Guatape, Colombia

Custos em San Gil

A cidade da aventura, pode ser comparada com Brotas, em São Paulo. E foi para isso que fomos lá, mas no fim só acabamos fazendo o rafting, nível 5, e foi sensacional! Ninguém caiu do bote, mas foi cada pancada de água na cabeça!

Passagem Medellin até Bucaramanga

Almoço no Sam’s Steak

$24,000.00

Para fazer conversões nós usamos e indicamos esse site, o www.xe.com

Íamos, quer dizer, o Marcos ía, fazer Bungee jumping, mas foi bem no dia do acidente com a equipe de futebol da Chapecoense. E nós havíamos saído há poucos dias da cidade de Medellín, onde tudo aconteceu. Como eu disse, meu marido é apaixonado por futebol e ai perdeu um pouco o encanto pela da aventura e diversão nesse dia. Ficou para uma outra oportunidade.

Aproveitamos os dias que não fizemos passeios para planejar nossa ida para Venezuela, saímos de San Gil direto para a fronteira.

E infelizmente não temos fotos de San Gil, ou do rafting, tivemos algumas coisas nossas furtadas e com isso lá se foram as fotos 🙁

Veja aqui mais sobre nossa passagem pela Venezuela

Custos em Santa Marta

Logo que saímos da Venezuela fomos direto para Santa Marta, localizada no Caribe Colombiano. A região é conhecida por belas praias, dias de sol e noites agitadas.

Hospedagem no Mulata Hostel – 7 noites

US$13.54

Almoço no Mercado Exito

US$4.64

Foi aqui também o lugar que escolhemos para passar o ano novo, 2017 chegou com tudo!!! Ficamos 7 noites na cidade, descansamos, curtimos e fizemos algo incrível e que amamos fazer, mergulhar. Santa Marta é um dos lugares mais baratos para a prática de mergulho. Sabia?

Mergulho em Santa Marta

Santa Marta é bem agitada, então não deixe de sair para dançar. A Colombia é um país muito alegre, e dançar é uma das formas que eles encontram expressar essa alegria. E se tiver tempo, programe-se para conhecer o Parque Tayrona, a 15 km da cidade. Você pode passar o dia lá ou, se curtir, acampar para aproveitar com mais calma as belas praias.

Custos em Cartagena

Certamente uma das cidades mais encantadoras que já conhecemos, a menina dos olhos da Colombia. Essa foi nossa última parada no país. Daqui partimos em barco para o Panamá, e de quebra conhecemos as ilhas de San Blas, no Caribe.

Foram quase 15 dias na em Cartagena, caminhando pelas ruas e conhecendo cada detalhe da cidade amuralhada. Um dos lugares com o mais belo pôr do sol, visto do alto da muralha, o sol se esconde no mar. É lindo.

Aqui, por opção, ficamos em duas hospedagens diferentes, 5 noites no Hostal Getsemani; e 9 noites no Hostal Luna Nova. Mudamos porque o nosso quarto do primeiro era muito apertado e queríamos um pouco mais de privacidade, um quarto só para nós. Sem falar que o segundo era um pouco mais barato.

Ônibus de Santa Marta até Cartagena

US$11.38

Entrada no castelo de San Filipe + Audio Guide

$65.00

Sentiu falta de alguma informação ou custo? Por favor, nos avise, assim podemos aprimorar o post, te ajudar e ajudar outros viajantes interessados nesse incrível país.

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.