Viagem pela Venezuela, nossos gastos

Venezuela, Custos de viagem

Quase um mês pela Venezuela e saímos de lá com a sensação que poderíamos ter conhecido um pouco mais, como a região de Mérida, que ficará para um próxima visita ao país.

Confesso que não foi a viagem mais tranquila na hora de decidir ir ou não ir, mas enquanto estivemos no país não tivemos nenhum problema. Estivemos sempre com pessoas do bem e dispostas a nos ajudar.

Estávamos na Colombia quando planejamos nossa ida para Venezuela, e foram dias especiais, pois passamos Natal e meu aniversário em Los Roques. Não é todo dia que se completa 30 anos, então valeu muito a pena.

Dias no país: 28
Média de gasto: US$ 140,00, o casal, por dia.
Câmbio aproximado: US$1,00 = $2,500.00 Bvs (Bolivares)

As nossas planilhas abaixo apresentam os principais custos que tivemos, viajamos em Dezembro de 2016. Os valores considerados são sempre para duas pessoas e na moeda local; e quando não for para dois, avisaremos 🙂.

Como foi viajar pela Venezuela. Leia aqui mais sobre segurança e dinheiro

Custos em Puerto Ordaz

Essa cidade foi nossa base no país, fomos e voltamos para ela algumas vezes. Nossa primeira parada foi logo nos primeiros dias, quando viemos em voo de Santo Domingo até Caracas e depois até Puerto Ordaz.

As passagens de avião no país são super baratas, e nos dois trechos que citamos acima pagamos menos US$50,00 para duas pessoas. Não é tão simples assim comprar passagens a esse preço, foi preciso entrar em contato com uma agência de turismo para que ela comprasse para nós. Pois passar o cartão nesse país é um risco grande, o cambio oficial é bem diferente do citado acima e ai as coisas não ficam tão baratas assim.

Voo Santo Domingo – Caracas

US$175.00

Jantar + Almoço Foodtruck

$24,500.00

Mercado (café da manhã e lanches)

$24,100.00

Taxi Puerto Ordaz até Santa Elena – Sr. Juan

US$53.20

A cidade em si conhecemos bem pouco, não saíamos para muito longe, apenas para comprar comida. Para almoçar ou jantar fora sempre íamos com um taxi de segurança da pousada, pois era um pouco afastado. Quem nos ajudou com as passagens e também com a travessia de fronteira Colombia-Venezuela, foi a empresa Crischarol Tours, que contratamos na Colombia.

Leia aqui sobre “Como é voar com a Rutaca”

Santa Elena de Uairén

Saímos em taxi desde Puerto Ordaz até Santa Elena, fomos a caminho do nosso primeiro destino na Venezuela. Nosso sonho de conhecer o Monte Roraima finalmente foi realizado – leia aqui sobre nossa experiência.

O passeio de 6 dias nós contratamos com a Verde Roraima, empresa pequena e familiar, com preços muito acessíveis e ótimo atendimento. Tivemos o guia só para nós, pois o restante do grupo furou e eles não cancelaram a nossa ida. Ufa! Foi ótimo!

Hospedagem de 1 noite no Cabañas Roraima

$49,000.00

Monte Roraima – Tour com Verde Roraima

US$580.00

Almoço em Santa Elena de Uairén

$12,800.00

Santa Elena é a cidade que faz fronteira com o Brasil, e em nossa passagem por lá aproveitamos para dar um pulo no Brasil, comer um bom arroz com feijão, farinha e carne! Ah, e claro, uma coxinha. Deu para matar a vontade e recarregar as energias para os próximos meses.

Vista do Monte Roraima, início da trilha

Custos Canaima

Outro destino incrível e que riscamos da nossa lista foi conhecer a maior cachoeira do mundo, o Salto Angel. Voltamos de Santa Elena até Puerto Ordaz de carro, com o mesmo taxista, o Sr. Juan. Dessa vez a viagem foi mais longa e fizemos os quase 600km em 12h. Bem cansativo, mas estávamos animados com a próxima aventura.

Contratamos a agência Ayapaina Tours, parceira da Pousada Churum Meru, onde estávamos hospedados em Puerto Ordaz, para fazer o tour de 3 dias e 2 noites ao Salto Angel.

Passeio Salto Angel

US$900.00

Como estávamos bem curtos de grana, o único gasto que tivemos foi com o tour, que incluía transporte (voo de 45 min de Puerto Ordaz até Canaima e de volta até Puerto Ordaz), alimentação para os 3 dias e hospedagem.

Vista Salto Angel desde o nosso acampamento

Voltamos de Canaima direto para Puerto Ordaz, onde passamos mais uma noite antes de embarcar para nosso último destino no País, o Caribe.

Custos em Los Roques

Ah, o Caribe. A primeira vez a gente nunca esquece não é mesmo? E já começamos com o pé direito. O Arquipélogo de Los Roques é um dos destinos mais incríveis para se conhecer no Caribe. Foi um lugar que descobrimos enquanto já estávamos viajando, e incluímos ele em nosso roteiro de forma bem especial.

Passar Natal longe da família é um pouco triste, imagina juntar isso com seu aniversário de 30 anos! Mas fomos bem recompensados, com muita tranquilidade, dias de sol, de muito banho de mar e de paisagens inesquecíveis. Grave essa palavra INESQUECÍVEL  icon-heart-o

Se olhar os valores abaixo, verá que nosso custo por lá ficou um pouco salgado. Mas fica tranquilo, dá para se hospedar de forma mais econômica. Nós ficamos hospedados na Pousada La Corsaria, de donos brasileiros. Isso nos ajudou muito, pois não tínhamos muita grana em dólar para levar, a crise do país não permitia fazer grandes câmbios. E essa foi a única pousada que encontramos que aceitava pagamentos em Real, via boleto 😀

Passagens ida e volta + 4 noites na La Corsaria

US$1,300.00

Passeios de barco em Los Roques

US$125.00

Hotel Villa Playa – 1 noite

US$100.00

Quando disse que voar pela Venezuela é barato, aqui entra a excessão. Os voos para Los Roques custaram para nós US$250,00 por pessoa – ida e volta.

Veja aqui como foi nosso voo com a Fly to Los Roques.

É bem comum quem vai ou volta do arquipélogo ficar hospedado em Maiquetia por uma ou duas noites. Dependendo do horário do seu voo será preciso, e esse hotel é bastante indicado. Nós ficamos lá com a opção all inclusive, por mais de uma noite.

Que saudades de Los Roques

Custos em Maracaibo

Essa foi nossa última cidade no país, e a Ayapaina Tours nos ajudou com a compra da passagem de avião de Caracas até Maracaibo. Voamos pela primeira vez com a Venezolana.

Por conta do nosso voo de volta de Los Roques ter sido cancelado e termos dormido uma noite mais no arquipélogo acabamos perdendo o trecho de Caracas – Maracaibo que sairia às 8h da manhã. Dessa forma, só conseguimos pegar o voo da tarde e isso não permitiu nossa saída do país no mesmo dia.

No dia seguinte pegamos um taxi, com idicação da Ayapaina, que nos levou até Paraguachón, cidade que faz fronteira com Colombia. Foi mais ou menos 2h30 de carro até lá.

Os tramites de saída e entrada foram tranquilos e deixamos esse país, que nos mostrou que há muitas belezas e pessoas boas nesse mundo. Obrigada Venezuela.

Fronteira Venezuela - Colombia

Fronteira Venezuela – Colombia

Sentiu falta de alguma informação ou custo? Por favor, nos avise, assim podemos aprimorar o post, te ajudar e ajudar outros viajantes interessados em conhecer a Venezuela.

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.