Diferença entre Hotel, Hostel e outras hospedagens


Diferenca entre hospedagens

Quando você pensa em viajar, logo já vem no pensamento a pergunta: Mas onde devo me hospedar? Qual tipo de hospedagens e o que oferecem cada uma delas? Qual o valor? São mais simples ou luxuosas?

Bom, depois de viajar muito e já ter passado por diversas hospedagens, resolvemos ajudar você a entender o que cada uma representa e assim escolher o melhor lugar para ficar. Hotel, hostel ou hostal? Pousada ou Bad&Breakfast?

Abaixo listamos alguns tipos, como cada uma funciona e quais os serviços oferecidos. Mas uma coisa é certa, não há uma regra definida, existe exceções e particularidades em cada opção. Então antes de realmente definir onde se hospedar, leia sobre o lugar e o que é oferecido aos hóspede. 

Hotel

Alguns são classificados por estrelas, que vão de 1 a 5, e quanto mais estrelas maior o preço pago pela sua estadia e, geralmente, com serviço e estrutura de melhor qualidade. Mas como disse acima, sempre há exceções. 

Os quartos são suítes, às vezes para até 4 pessoas. A maioria possuí em suas habitações um frigobar, telefone, cofre e televisor. Ar condicionado esta quase sempre presente. É bem comum esse tipo de hospedagem oferecer café da manhã e estacionamento aos seus hóspedes.

Com um pouco mais de estrutura, um hotel pode te oferecer academia, piscina e sauna. Mas vale lembrar que isso não é uma regra de hotel. Há outras categorias de hospedagens que podem oferecer os mesmos serviços já citados.

Hotel Casa Deco – Bogotá/Colombia

Hostel

Bem comum entre os mochileiros e também viajantes que querem conhecer outras pessoas e economizar na hora de dormir. Estão abertos para todas faixas etárias, embora seja mais popular entre os jovens. Tanto que foi criado pelo alemão Richard Schirman com a ideia de incentivar jovens a viajar e promover integração entre os viajantes. 

Portanto, o termo Hostel é utilizado para definir hospedagens coletivas. Os quartos compartilhados possuem 2 ou mais beliches, às vezes são separados por sexo, mas também há opção misto.

Possuem armários (lembre-se de levar sei cadeado) e oferecem áreas comuns como salas de estar e cozinha compartilhada. Mas há Hostel que oferecem quarto para casal ou para uma pessoa, com ou sem banheiro privativo. Também oferecem serviços como acesso a WiFi, terminais de computador, café da manhã gratuito e dicas de passeios pela cidade.

Hostel El Hostelito – Quito /Equador

Hostal

É um termo muito usado na Espanha e países de língua espanhola para se referir a acomodações básicas. É um tipo de hospedagem mais parecida com um hotel, poderia até dizer que é um meio termo entre Hotel e Hostel. 

Possuem quartos simples alguns com banheiro privativo e outros com banheiro compartilhado. Ter ou não café da manhã também não é uma regra, vale consultar antes de se hospedar. 

Rumbos Hostal – Bogotá/Colombia

Pousada

Digamos que é uma hospedagem mais intimista, com um certo charme, toque pessoal e atendimento personalizado. Os serviços oferecidos incluem café da manhã e limpeza de quarto. Algumas não aceitam crianças, fique atento antes de reservar.

Quartos suítes, chalés ou bangalôs, existem algumas com uma mini cozinha. Também pode ser classificada em categorias que vão de 1 a 5 estrelas.

Pousada Lava-Pés – Itambé do Mato Dentro/Brasil

Ajude o Vivevi reservando sua hospedagem pelo Booking.com. Saiba mais lendo aqui!

Bed and Breakfast

Também chamado apenas de B&B. É um conceito que nasceu na Europa mas hoje é comum em vários países do mundo. É uma casa de família que aluga quartos para turistas por curtos períodos de tempo e oferece café da manhã incluso no valor da diária.

Normalmente o hóspede não convive com a família, seu quarto pode ser em um prédio separado da casa, mas no mesmo terreno. Porém o anfitrião oferece um atendimento personalizado, com dicas de passeios e roteiros conhecidos apenas pelos moradores locais.

Se você procura um tipo de hospedagem com a privacidade de um hotel mas o clima aconchegante da casa de amigos e familiares, esse pode ser o tipo ideal para você.

Nem sempre o banheiro é privativo, pois há casas que possuem mais de um quarto para alugar. Portanto, verifique se o banheiro é compartilhado com outros hóspedes ou se seu dormitório será uma suíte. 

Casa Lloret – Cuenca/Equador

E aí, já sabe onde vai se hospedar em sua próxima viagem?

Se precisar de algo, lembre-se que nós te ajudamos a planejar sua viagem. E se puder, não deixe de nos ajudar, fazendo sua reserva pelo Booking.com, você não gasta nenhum centavo a mais por isso. Se tiver dúvidas como funciona, leia mais aqui. 😀

o Farol

O dono da área, ilumina o caminho das viagens e reflete nossos princípios: Viajar, Ver e Viver.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com