Ipiales e o Santuário de Las Lajas


santuario-las-lajas-ipiales

Foi literalmente caminhando que chegamos em Ipiales, Colombia, cidade que faz fronteira com Equador, viemos desde a Tulcan. E foi, com certeza, a fronteira mais tranquila que atravessamos nessa longa vida de viagens por terra, viu!

E sem muito planejar vamos descobrindo lugares impressionantes, e por aqui não foi diferente.

Como chegar a Ipiales

Não são todos os ônibus que cruzam a fronteira de Rumichaca, seja para quem entra ou sai por essa região. Mas calma, não é nada complicado atravessar por conta própria.

Se você esta saindo do Equador, como nós, dá para fazer o mesmo que fizemos. Como já estávamos em Tulcan, seguimos desde lá em taxi até a fronteira com a Colombia, aproximadamente 10 min (USD3,50). Os tramites de saída foram bem tranquilos, uma pequena fila, mas nada muito demorado.

Imigração Equador

Imigração Equador

Caminhando pela Ponte

Seguimos caminhando pela Ponte Internacional Rumichaca e chegamos na imigração colombiana. Novamente os tramites foram bem tranquilos, a fila parece grande mas o serviço esta rápido, sem muitos questionamentos.

Fila da Imigração Colombiana

Passaporte carimbado e oficialmente autorizados a viajar pelo país! Ficamos um pouco perdidos na saída, pois não há ônibus para a cidade, apenas taxis e esses podem ser compartilhados com outros passageiros – um hábito bem comum por aqui.

Haviam cambistas para todos os lados, mas nem pense em trocar dinheiro por aqui. Não é seguro fazer isso nas ruas, como já háviamos trocado um pouco no Equador o dinheiro para o taxi estava reservado. E em Ipiales há casas de câmbio, nãose preocupe.

Como muita gente entrando no país, turistas ou locais, não foi difíci dividir um taxi para o centro da cidade. Descemos bem em frente a nossa hospedagem e os outros passageiros seguiram para seu destino.

Caminhar pela cidade de Ipiales não tem muito segredo, ainda mais se você se hospedar próximo ao centro. Vai encontrar tudo que precisa bem próximo, como casas de câmbio e restaurantes.

Como chegar ao Santuário de Las Lajas

O Santuário esta a 12km do centro da cidade e forma mais rápida de chegar lá e seguir de taxi. Você pode ir em taxis coletivos, bem comum na cidade, ou ir no modo particular, apenas você. Esse último sai um pouco mais caro, mas não precisa ficar esperando surgir alguém para dividir.

Nós caminhamos do centro até o Terminal Terrestre de pasajeros de Ipiales – veja no mapa abaixo a exata localização-, e tomamos um taxi. Esperamos por uns 30 min, para ver se aparecia alguém querendo ir para o mesmo destino e assim dividir a conta, mas não aconteceu. Fomos só nós e a corrida saiu por $9.000,00 COP (aprox. USD $3,00).

Taxis em frente ao Terminal (Rodoviária) de Ipiales

Taxis em frente ao Terminal (Rodoviária) de Ipiales

Para realmente chegar até o Santuário é preciso caminhar por mais ou menos 20 min desde o local de desembarque do taxi. O caminho é só descida. Há várias lojinhas de souvenir e também restaurantes, nós aproveitamos para almoçar por lá.

O Santuário de Las Lajas está entre as mais belas igrejas que já vimos, e até turistas não religiosos se encantam. Sua construção data do início do século XX, já passou por 4 reformas e continua nos impressionando, principalmente por sua localização, dentro de um vale e com uma ponte que ajuda na sustenção.

Não se prenda apenas a igreja e ponte ponte, pois é possível fazer pequenas trilha e ter uma vista bem diferente da igreja e ponte. E ai, interessante, não é?

Onde comer e se hospedar na cidade

A cidade possui uma pequena, mas boa variedade de hoteis e restaurantes. Nós ficamos hospedados no Hotel Avanty, próximo ao centro da cidade. Novas instalações, serviço de café da manhã e o restaurante do hotel também serve almoço e jantar. 

Caminhando pelas ruas do centro é bem fácil encontrar opções de restaurante, nada muito com muita sofisticação, mas com muito sabor.

No mapa abaixo deixamos a dica de onde comemos enquanto estivemos na cidade. Foram apenas 2 noites, mas deu tempo de conhecer a cidade e o santuário.

Aqui você encontra mais opções de hospedagem

Mapa de Ipiales


Quando fomos
Novembro 2016

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com