Como chegar em Cartagena e o que fazer


Cartagena das Índias é destino turístico de muitos brasileiros, ainda mais sendo uma das portas de entrada para o Caribe e suas belas praias, o que é um grande atrativo. Mas não é só de mar azul que esta cidade vive, por aqui é possível encontrar muita história e belas construções, como a Cidade Muralhada, que é um belíssimo museu a céu aberto que vale a pena conhecer de perto.  Leia mais e veja como chegar em Cartagena e o que fazer na cidade mais amada da Colômbia. 

Não precisamos de muito tempo na cidade para logo nos encantarmos por ela, por suas cores, alegria e muita história. A cada saída notávamos um detalhe diferente, algo que deixava a cidade cada vez mais especial, pelo menos foi assim para nós.

Abaixo você encontrará algumas dicas de como chegar e o que fazer na cidade! Aproveite e comece agora sua viagem para um dos lugares mais interessantes da América do Sul.

Como chegar em Cartagena

Nós chegamos em Cartagena de ônibus, deixamos a cidade de Santa Marta – distante pouco mais de 200km -, e viajamos de ônibus por aproximadamente 4h. O transporte mais comum entre as cidade é em ônibus de linha ou transporte privado, serviço esse geralmente oferecido pelos hostels e hotéis de Santa Marta – e também de Cartagena, caso você estaja no sentido oposto ao nosso.

Para chegar por terra em Cartagena desde Medellín ou Bogotá é preciso ter disposição. As viagens chegam a durar entre 12h a 14h, com algumas paradas em terminais de ônibus do caminho. Nesse caso, lembre-se de viajar a noite e economizar na estadia e ganhar tempo.

Outra opção comum de como chegar em Cartagena é de avião. O Aeroporto Internacional Rafael Núñez fica localizado bem próximo ao centro de Cartagena e isso facilita sua locomoção até a hospedagem, seja via transporte público ou taxi (o aplicativo Uber funciona bem por lá, usamos algumas vezes). As empresas COPA, Avianca e LATAM operam voos diários com saídas desde Bogotá e Medellín, os voos duram em torno de 1h30.

O que fizemos por lá

Antes de voltar para Colômbia e chegar em Cartagena já havíamos mergulhado em Santa Marta e estivemos pela primeira vez no Caribe – em Los Roques na Venezuela -, então aqui não fomos em busca de praias. Não que estava cansada da água do mar, isso é impossível, mas decidimos focar em outros atrativos na cidade já que iríamos sair do país de barco, passando pelas Ilhas de San Blás. 

Leia aqui como foi nossa experiência de barco da Colômbia para o Panamá

Como já disse, não visitamos as praias da cidade e região, mas a mais popular entre os turistas é a Playa Blanca de Baru, que fica a pouco mais de 1h de carro desde o centro de Cartagena; há outras praias também na região de Bocagrande.

A forte presença colonial pelas ruas de Cartagena é encantador, e foi nisso que focamos em nossa passagem pela cidade. Fica nos sugestões abaixo.

Centro histórico – Você vai caminhar bastante pelo centro da cidade, é involuntário. Nunca será o suficiente, são muitos os novos detalhes encontrados a cada esquina.

Free Walking Tour – Como já citamos é uma ótima e econômica forma de conhecer a cidade, sua história e curiosidades. Deixo aqui duas empresas para que você conhecer e quem sabe já fazer sua reserva. A Free Walking Tour Cartagena e a Free Tour Cartagena. Nós fizemos o tour com a primeira opção. 

Portão do Relógio – Sem dúvida um dos cartões postais da cidade. A porta de entrada para a região murada de Cartagena. Uma dica para conseguir uma boa foto, sem uma multidão caminhando é acordar cedo, aproveitar os primeiros raios do sol. 😉

Baluarte de Santo Domingo – Com certeza um dos mais belos pores do sol que já vimos. Não é preciso ficar no Café del Mar, da para apreciar ali do lado, e ter a mesma experiência. Mas seu entardecer pode ser acompanhado de uma boa e refrescante bebida.  E nesse caso é bom chegar cedo para conseguir um bom lugar, ou fazer uma reserva com antecedência.

Plaza Bolivar – um ótimo lugar para fugir do sol, pois é bem arborizado. Durante a tarde é fácil ver algum grupo local, de dança ou música, se apresentando para os turistas.

Castelo de San Felipe de Barajas – Uma grande construção responsável por proteger a entrada do ataque de inimigos. É possível fazer o tour sem guia. Na bilheteria é possível alugar audio guias, nós pegamos apenas um e quem ouvia compartilhava a história com o outro ♥. 

Cartagena tem um calor difícil às vezes e o sol chega a doer, então a dica aqui é visitar o castelo no primeiro de manhã ou no final do dia. Aproveite as horas mais frescas do dia para conhecer o Castelo. 

Vista desde o Castelo. À esqueda os novos prédios de Bocagrande; à direira o centro histórico de Cartagena.

Vista desde o Castelo. À esqueda os novos prédios de Bocagrande; à direira o centro histórico de Cartagena.

Quando ir

Cartagena é uma cidade para ser visitada o ano todo, com certeza! Devido ao seu clima tropical, as temperaturas não variam muito no decorrer do ano, a média fica em torno dos 23ºC a 32ºC. De dezembro a março os meses são mais fresco – há uma certa briza pela cidade – e seco. De junho a novembro há mais chances de chuva – sendo outubro o mês mais chuvoso.

De qualquer forma, não esqueça protetor solar, calçado confortável para as caminhadas e roupas frescas para amenizar o calor. E não se esqueça de se hidratar bem durante os dias.

Onde Comer

A cidade de Cartagena esta repleta de opções de restaurantes, cafés e comidas de rua na cidade – nós sempre nos aventuramos, além de ter boa comida, ela é barata!

Para ter uma ideia uma das melhores Arepas que comemos na cidade foi de um carrinho de rua. E não, não passamos mal depois 😉 Comer como um local faz parte da experiência de viajar.

Café del Mar – Um lugar bem conhecido e popular pela cidade, principalmente pela sua localização, no Baluarte de  Santo Domingo.  Para conseguir uma boa mesa, jantar e apreciar o pôr do sol é preciso chegar um pouco cedo.

Amareto – Um delicioso e aconchegante café da cidade, grande variedade de bolos, café e a melhor limonada de coco da cidade.

La Mulata – Restaurante de comida típica, localizado no centro de Cartagena, não possuí muitas mesmas e a entrada é por ordem de chegada. A dica aqui é chegar cedo ou tenha paciência para aguardar sua vez de entrar…  Mas uma coisa é certa, a comida valerá muito a pena. Pelo menos valeu para nós.

Sorvetes e Paleterias – E tem jeito melhor de se refrescar do calor colombiano? Pois bem não deixe de provar os sorvetes típicos, as Paletas.

A sorveteria La Paleteria oferece diversos tipos de sabores, dá fácil para ficar na dúvida… ou passar ali todos os dias. O Mr. Cool Gelato é sorvete de massa, o processo que utiliza CO2 é feito na hora e conta como experiência. Vale a visita.

Serrano Gourmet – Uma boa opção fora do centro da cidade murada para café da manhã ou outras refeições.

Onde se hospedar em Cartagena

Uma das regiões mais interessantes para se hospedar na cidade é no centro histórico, mas também é onde os preços são mais altos, porém fica a poucos passos de pontos muito interessantes.

Os bairros San Diego e Getsemani são outras boas opções, um pouco mais afastados do centro, mas a caminhada é não é longa para entrar na Cidade Murada – centro histórico.

Nós ficamos hospedados em dois locais diferente, o primeiro foi o Hostel Getsemani e no Hostel Luna Nova, esse último encontramos enquando caminhávamos pela cidade em busca de novo lugar para ficar enquanto esperávamos a saída do nosso barco para o Panamá. Não é difícil encontrar opções bem econômicas na cidade. 

Clique aqui para carregar outras hospedagens no centro da cidade

Mapa do destino

Cau

Brasileira, 30 anos, formada em Marketing. Apaixonada por viagens e tudo que um novo mundo pode proporcionar. Gosta de esportes de aventura. Se aventura também na diagramação dos guias do ViVeVi.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com