Renovação do visto argentino


Capa Visto Argentino (Foto:Google Images)

Estava para ocorrer algo muito distinto para nós – eu e a Cau – durante uma viagem, nosso visto argentino de turista estava para vencer. Para quem não sabe, na Argentina – assim como a maioria dos países do mundo – o turista tem a permissão de ficar por 90 dias (90 dias corridos, e não 3 meses). No caso deste país, brasileiros podem pedir a extensão de estadia por mais 90 dias, sem muitas dificuldades. Neste post vou explicar algumas das opções que nós tínhamos e como foi nossa renovação.

Já sabendo que ficaríamos alguns dias além do permitido, resolvemos averiguar nossas opções, pois Ushuaia está localizada a mais de 250 km da fronteira mais próxima e em último caso iríamos ter que atravessar a fronteira para o Chile e voltar para renovar nossa estadia. Fomos avisados que deveríamos ir a Dirección Nacional de Migraciones (DNM) que em Ushuaia fica na Fueguia Basket, 187 (no fim do texto deixo alguns links interessantes para buscar informações sempre atualizadas).

Em meados de dezembros fomos à delegacia da DNM e falaram que deveríamos voltar lá mais próximo do fim dos 90 dias e seria somente necessário levar os documentos (Passaporte/RG e pagar a taxa). No dia 27 de dezembro fomos finalmente a delegacia para conseguir postergar nossa estadia e o passo a passo foi o seguinte:

  1. Levamos os documentos e eles deram entrada no sistema;
  2. Imprimiram o boleto e fomos ao banco (de la Nación) pagar – prepare-se para a fila sempre longa – custou AR$100 (pesos argentinos);
  3. Ao voltar seria só dar entrada no sistema, levando uma cópia do documento (Passaporte/RG) e imprimir a extensão do visto;

No último passo, ao chegar na delegacia, o sistema caiu e tivemos que voltar no próximo dia útil, por acaso seria também o último dia útil do ano para eles e nossa última chance. Voltamos no dia 30/12 e tudo deu certo. Não é um processo difícil, somente burocrático e demorado. Aconselhamos ir um dia de manhã saber os documentos que serão necessários. Em Ushuaia as atendentes pediram para ir após as 10h30, pois até esse horários eles realizam o que chamam de “turnos”.

Links

Marcos

Nascido na Austrália, 28 anos, formado em Administração de empresa. Primeiro aventura foi em 2007 em um mochilão pela Bolívia e desde então não parou mais. Pratica esportes de aventura e ainda fotografa. Iniciante no mundo de vídeo (captação e edição).

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com