Pucón, um encanto no Chile


Vulcão Villa Rica - Pucón - Chile (Foto: Marcos Borges / A 4 Pés)

Distante quase 800km da capital Santiago, pela Ruta 5, Pucón é daquelas cidades que não se entende porque foi construída naquele local. Localizada à beira do Lago Villarica e tem como vizinho nada mais que um vulcão ativo, o imponente Villarrica. E não muito longe dali – todos dentro do mesmo Parque Nacional Villarrica – ainda estão outros dois 2 vulcões, o Lanin e o Quetrupillán. Mas isso apenas atraí mais turistas para conhecer o encanto e charme da cidade, que no inverno tem um cheio de lenha, por conta dos aquecedores.

Cidade de Pucón desde o Mirante (Foto: Cláudia Pelegrini / A 4 Pés)

Cidade de Pucón desde o Mirante (Foto: Cláudia Pelegrini / A 4 Pés)

Voltando ao assunto do porque a cidade foi construída naquele local, na base de um vulcão, a pergunta se dá pelo fato de que só há duas saídas principais, sendo que são a mesma estrada que cortam a cidade, além disso também se pode evacuar a cidade através do lago. Mesmo o perigo sendo que, segundo os cálculos dos cientistas, levaria 3 minutos para o vulcão acabar com a cidade numa eventual erupção.

Deixando de lado a brincadeira e indo aos fatos, a última grande erupção foi em fevereiro de 1985, quando a cidade teve que ser evacuada. De lá para cá a cidade cresceu muito, há uma infra estrutura espetacular para receber o turista, está cheio de atividades para fazer e o vulcão é um espetáculo de ser ver – principalmente no verão.

Alguns destaques para atividade ao ar livre são as trilhas pela Reserva particular El Cañi ou pelo Parque Nacional Huerquehue; ascensão do vulcão Villarrica, aconselhável somente no verão pois as agências não disponibiliza os devidos equipados para uma ascensão no inverno – cuidado para não ser enganado; rafting pelo Rio Trancura – esse sim aconselhável fazer no inverno, apesar das temperaturas baixas; curtir a estação de ski, aberto de julho à setembro; ou se esbaldar nas águas termais que há na região, destaque para as Termas Geométricas (a mais bonita de todas, também uma das mais distantes da cidade) e Los Pozones, está última com entrada até a meia noite, isso mesmo, curtir o lugar a luz da lua e das estrelas, incrível.

Sugestão de hospedagem

O Frontera Pucón Hostel – Bed&Breakfast está muito bem localizado, próximo ao centro da cidade e a poucos minutos do lago, que proporciona uma perfeita vista do Vulcão Villarica. A casa é super aconchegante e os donos, brasileiros, completam o aconchego deste lugar.

Para mais informações, localização e tarifas, clique aqui.

o Farol

O dono da área, ilumina o caminho das viagens e reflete nossos princípios: Viajar, Ver e Viver.

Sem comentários

Adicione o seu

Booking.com